Faça este molho vegano de cebola francesa para o grande jogo

molho vegano de cebola francesa

Este molho vegano para batatas fritas é tão satisfatório que você nunca sentirá falta dos laticínios.

A típica festa do Super Bowl não é exatamente baseada em vegetais. Pizza, asas de frango e tudo enrolado em bacon comandam o show. Até os molhos são pesados ​​com creme de leite, queijo cremoso e/ou maionese. Se você tem restrições alimentares, pode ter que escolher suas batalhas. E embora você possa não encontrar muitos fãs de pizza Daiya na sua festa, este molho vegano de cebola francesa é um prazer para o público em que estou disposto a apostar. 

Quando penso em molho de cebola francês, penso em um recipiente de supermercado com tampa removível. É o que é, e o que quer que seja não precisa ser refrigerado, por algum motivo. O sabor é picante, saboroso e muito salgado. Esses mesmos sabores aparecem nesta receita vegana, mas você acaba com algo mais fresco e leve ao mesmo tempo.

Os molhos franceses de cebola à base de laticínios geralmente começam com creme de leite. Adicione uma porção de cebolas e temperos e pronto. (Se você está procurando uma ótima receita clássica, experimente esta .) Em vez de usar creme de leite, eu uso tofu macio. Ele é sedoso e espesso quando misturado e apresenta uma tela aberta para sabores. Como as cebolas, os temperos e nosso amigo glutamato monossódico cuidam dos sabores salgados e salgados, a única parte que falta é o necessário toque picante. Sem problemas, basta adicionar vinagre. Misture tudo e você terá um molho leve que satisfaz seus desejos sem a viscosidade do creme de leite.

Como fazer molho de cebola francês vegano

1. Caramelize a cebola. 

Prefiro fazer isso alguns dias antes e manter na geladeira até estar pronto. Corte a ponta superior e a raiz de uma cebola doce grande, descasque e corte ao meio de ponta a ponta. Coloque cada metade sobre o lado plano. Corte as metades da cebola em tiras, cortando de ponta a ponta. Em fogo médio-baixo, adicione um pouco de óleo (ou manteiga, se você não for vegano) a uma panela média e jogue a cebola fatiada. Mexa e tampe a panela. Caramelize as cebolas lentamente. Isso levará de 30 a 40 minutos. Mexa periodicamente durante esse tempo até que as cebolas estejam uniformemente macias e profundamente douradas, como caramelo. Resfrie as cebolas à temperatura ambiente e guarde na geladeira. 

2. Bata o molho no liquidificador.

Isso é mais rápido em um processador de alimentos e você obtém os resultados mais cremosos, mas você pode usar um mixer com um acessório de pá ou até mesmo usar um batedor. Basta passar uma faca nas cebolas para picá-las se você não estiver usando um processador de alimentos. Despeje o tofu sedoso no processador de alimentos junto com as cebolas caramelizadas resfriadas, sal, alho em pó, cebola em pó, MSG e vinagre. Bata até que o tofu fique liso, mas lembre-se de que as cebolas o deixarão grosso. Isso leva apenas 20 segundos ou mais. Sirva em uma tigela guarnecida com cebolas fritas ou ervas picadas e não se esqueça de suas batatas fritas favoritas.

Você pode usar qualquer ácido para dar um toque picante ao seu molho, mas descobri que vinagre branco puro é melhor; você só precisa de cerca de duas colheres de sopa para obter a mordida certa. Se estiver usando vinagre de maçã ou suco de limão, provavelmente precisará de mais, e pode não ficar tão crocante. Guarde o molho restante na geladeira por até cinco dias. 

Receita de molho de cebola francesa vegana

Ingredientes:

  • 1 cebola doce grande, cortada em fatias
  • 1 colher de sopa de óleo
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 bloco de tofu macio ou sedoso (pacote de 16 onças), escorrido se necessário
  • 1 colher de chá de sal
  • ¼ colher de chá de alho em pó
  • ¼ colher de chá de cebola em pó
  • ⅛ colher de chá de MSG
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco

1. Em uma panela média em fogo médio-baixo, adicione o óleo, a cebola fatiada e meia colher de chá de sal. Misture as cebolas para cobrir e tampe a panela. Cozinhe e caramelize a cebola, mexendo de vez em quando até que elas estejam uniformemente macias e marrom-escuras. Isso leva cerca de 30 a 40 minutos. Reserve para esfriar.

2. Em um processador de alimentos, adicione o tofu, cebolas caramelizadas resfriadas, sal, temperos, MSG e vinagre. Bata por cerca de 20 segundos ou até ficar homogêneo e as cebolas serem cortadas em pedaços pequenos e fáceis de colher. Sirva em uma tigela grande junto com chips salgados.