Este creme de abóbora tailandês é uma opção simples e marcante para seu próximo jantar.
Pelo menos uma vez por ano, minha mãe me surpreende com algo completamente novo da Tailândia. Às vezes é um vaso de cerâmica que ela sempre teve em um canto escondido da casa, talvez um xale de seda ou uma decoração de madeira que ela trouxe para os Estados Unidos com ela décadas atrás. Há um tempo, ela decidiu lançar o faktong sangkaya na cena — uma sobremesa de abóbora com um centro doce de creme de coco.
Não é estranho para mim encontrar minha mãe cortando melões e abóboras em pedaços na cozinha dela; ela geralmente os corta em pedaços menores. Desta vez foi diferente: ela tinha uma abóbora nova (aos meus olhos) e estava limpando o interior como se fosse Halloween em setembro. Perguntei a ela o que ela estava fazendo e ela disse: “você não vai gostar do nome — fuck-tong sangkaya.”
A transliteração educada da internet escreve faktong, então vamos ficar com isso. Minha mãe disse que já fez faktong sangkaya antes, mas juro que me lembraria dela despejando creme em uma abóbora inteira. Acho que ela poderia ter feito isso sem mim, mas isso é impossível. Os pais nunca fazem coisas especiais para si mesmos sem os filhos, certo?
O que é faktong sangkaya?
“Faktong” significa abóbora e “sangkaya” significa creme cozido no vapor. O prato é feito cortando o topo de uma abóbora kabocha inteira e retirando as sementes do centro para fazer uma grande tigela de abóbora. Não é diferente de preparar uma abóbora de abóbora, mas é aí que a semelhança termina. O centro da kabocha é preenchido com um simples creme de leite de coco. A abóbora inteira é cozida no vapor inteira, embora minha mãe às vezes a asse. A sobremesa é servida cortando a kabocha cozida em fatias para revelar o tom laranja ensolarado da abóbora e o delicado creme dentro dela.
As abóboras Kabocha são preferidas para esta sobremesa porque, em comparação com outras abóboras bulbosas, elas têm o formato perfeito para cozinhar no vapor. Elas são atarracadas, redondas, mas achatadas, e as pequenas cabem bem em um vaporizador. Pessoalmente, eu adoro a textura. Ela tem uma polpa superdensa, o que a torna cremosa, e tem notas sutis doces e de nozes. Você pode fazer isso com outras abóboras, mas certifique-se de que elas caibam na panela que você está usando. Como fazer creme de abóbora tailandês, faktong sangkaya
Faktong sangkaya é uma escolha adorável para uma sobremesa de jantar. É difícil encontrar abóboras kabocha pequenas perto de mim, então eu só faço quando várias pessoas podem apreciá-las. No entanto, se você encontrar pequenas, então você definitivamente pode fazer isso para duas pessoas e manter as sobras na geladeira por até três dias. Tradicionalmente, você usaria açúcar de palma e folha de pandan para o creme de leite de coco, mas eles podem ser difíceis de encontrar — pelo menos, são para mim. Modifiquei esta receita do Hot Thai Kitchen para substituir esses dois ingredientes por açúcar mascavo e extrato de baunilha. O açúcar mascavo é mais doce que o açúcar de palma, então você não precisa de tanto.
Receita Faktong Sangkaya (creme de abóbora tailandês)
Ingredientes:
- 1 abóbora kabocha pequena (ou outra abóbora de sua preferência)
- 1 xícara de leite de coco integral
- ⅔ xícara de açúcar mascavo
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de farinha de arroz
- 6 ovos inteiros
- 1 gema de ovo
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
1. Misture o leite de coco, o sal e o açúcar em uma panela e aqueça em fogo médio-baixo, mexendo ocasionalmente até que o açúcar dissolva. Desligue o fogo e despeje a mistura em um copo medidor. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. 2. Enquanto isso, use uma faca de cozinha forte para cortar ao redor do caule da abóbora kabocha. Remova a “tampa” e segure-a para fins decorativos, ou descarte-a. Retire as sementes e o centro fibroso macio. Descarte isso. Despeje água em uma panela grande com um acessório para vapor no fundo, a água não deve estar alta o suficiente para tocar o fundo da abóbora. Coloque a kabocha escavada dentro.
3. Coloque algumas colheres de sopa da mistura de leite de coco resfriada em uma tigela separada e misture a farinha de arroz até dissolver. Adicione de volta ao restante do leite de coco. Em uma tigela grande, misture os ovos e incorpore lentamente a mistura de leite de coco.
4. Segure uma peneira sobre o topo do kabocha e despeje o creme pela peneira diretamente na abóbora. Pare quando ele atingir o topo da cavidade interna. (Você pode ter creme extra dependendo do tamanho da abóbora.) Coloque a tampa no vaporizador e cozinhe o faktong sangkaya no vapor em fogo médio-baixo por 45 a 50 minutos. Quando estiver pronto, o creme central vai inchar e a temperatura interna estará entre 150°F e 160°F. Deixe o faktong sankaya esfriar por pelo menos 20 minutos antes de manusear e cortar em fatias. (Eu gosto de polvilhar minha fatia com um pouco de sal.)
Leave a Reply